quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

UMA SENTIDA HOMENAGEM À NOSSA RAINHA E PADROEIRA DE MACHICO E DE PORTUGAL - IMACULADA CONCEIÇÃO - PRESTAMOS-LHE AS NOSSAS HONRAS E LOUVORES



Nossa Senhora da Conceição


Escutemos o  Hino da nossa Mãe venerabilíssima.
Pode visualizar este video no nosso canal do Youtube selecione a opção HD para uma melhor qualidade www.youtube/user/MATRIZDEMACHICO

Foi nas cortes celebradas em Lisboa em 25 de Março de 1646, fez este ano 374 anos que El-Rei D. João IV (O Restaurador) declarou tomar a  Nossa Senhora da Conceição por Padroeira do Reino de Portugal.

Perante a sua Corte, D. João IV declarou:

“…assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios, a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição, na forma dos Breves do Santo Padre Urbano 8º, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa.”

Para que não restassem dúvidas relativamente à seriedade e perpetuidade do seu juramento acrescentou:

“…se alguma pessoa intentar contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural e queremos que seja logo lançado fora do Reino; se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado.”

A partir de então não mais os monarcas portugueses da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de Dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis, na qual confirmava "eleição da Bem Aventurada Virgem Maria sob a invocação da Santíssima Conceição, como particular, única e singular Advogada e Protectora do Reino de Portugal".

Desde então que o dia 8 de Dezembro é celebrado em todo o País como o dia da Padroeira de Portugal.

O culto da Imaculada Conceição tem vindo a perder influência na vida religiosa portuguesa, essencialmente a partir de 1917 quando se desviaram as intenções para o culto e devoção em honra de Nª Sª de Fátima, que se viu igualmente coroada por via da devoção popular já no decorrer da década de 40 do século XX.

Cumpre-se no dia 8 de Dezembro, dia da Mãe de Portugal – Nossa Senhora da Conceição, uma data que parece cada vez mais cair no esquecimento dos portugueses…
Feliz dia, nossa Mãe!


Após esta breve ilucidação vamos ouvir um cântico de louvour a Maria Santíssima.




Após a Eucaristia terá lugar o Cortejo Processional onde sairá à rua juntamente com todo o povo a nossa amada Rainha e Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que irá percorrer algumas das ruas centrais da cidade de Machico. Este ano de 2020, devido às contingências do Covid 19 a Procissão será só em volta Igreja Matriz.
Agora vamos todos nós representados pelas nossas Cores Hinos e Bandeiras prestar uma grande e merecida Homenagem à nossa  Eterna Rainha de Machico e de Portugal,  Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Com Respeito e em sentido vamos ouvir os Hinos Nacionais de Portugal e da Santa Sé - Vaticano, o Hino da Casa Real Portuguesa, como também os Hinos das Regiões Autónomas de Portugal, Madeira e Açores e por fim também o Hino da Matriz de Machico, porque somos todos Portugueses e todos Irmãos e Filhos de uma só Nação aos pés da Imaculada Conceição, Nossa Veneradíssima Majestade vamos escutar.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube, selecione a opção HD para uma melhor qualidade


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube, selecione a opção HD para uma melhor qualidade


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube,Selecione a opcão HD para uma melhor qualidade


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube, selecione a opção HD para uma melhor qualidade


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube, selecione a opção HD para uma melhor qualidade


Pode visualizar este vídeo no nosso canal do Youtube, selecione a opção HD para uma melhor qualidade

Participemos todos neste dia tão especial

VIVA À RAINHA ........ VIVA ......




Sem comentários:

Enviar um comentário