sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A QUARESMA - TEMPO DE ORAÇÃO E DE SACRIFÍCIO






A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a festa ápice do Cristianismo: a Ressurreição de Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Quaresma lembra-nos a palavra quarenta a qual tem um simbolismo muito forte para a Bíblia e para a Igreja.




Simboliza os quarenta dias de chuva durante o dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu no deserto até a terra prometida, os quarenta dias de jejum de Jesus antes do início de Sua vida pública e por fim, os quarenta dias após a Ressurreição de Cristo, até a Sua Assunção ao Céu. Enfim, é um número usado para chamar-nos a uma preparação espiritual de um grande evento: a Celebração da Páscoa, o triunfo de Cristo sobre a morte.
A Quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas. É um tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de reconciliação com Deus e com o próximo (por isso precisamos recorrer ao Sacramento da Confissão), de atenção mais especial e frequente às “armas da penitência cristã”, isto é, a oração, o jejum e a prática de caridade. E vós, já começaste a fazer seu jejum ou alguma outra penitência? Se ainda não, é hora de começar!




Duas são as palavras que marcam o tempo da Quaresma: Morte e Ressurreição. É um tempo de mortificação, é a morte do homem velho, é tempo de morrermos para o pecado, assim como Cristo mortificou-se no deserto por quarenta dias abstendo-se de qualquer conforto, até mesmo da comida. Precisamos nos mortificar, por isso a Igreja pede que durante a Quaresma não se coma carne vermelha e se possível, que façamos outros jejuns. É também um tempo de Ressurreição, pois ressuscitamos com Cristo para o homem novo, para a vida nova. Que possamos aproveitar ao máximo esse período de preparação e que o Espírito Santo, da mesma forma que conduziu Jesus ao deserto, nos conduza durante esses 40 dias ao Caminho da Conversão.





Video explicativo sobre a Quaresma.

 





1 comentário: