sexta-feira, 6 de abril de 2012

SÁBADO SANTO DE ALELUIA - CERIMÓNIAS










O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.

Na tradição Católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de Missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
No Sábado Santo, é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer onde será proclamada a Liturgia da Luz, dando início à Páscoa.









A vigília começa após o pôr-do-sol no Sábado Santo fora da igreja, onde o fogo ou fogueira é abençoada pelo celebrante. Este novo fogo simboliza o esplendor do Cristo ressuscitado dissipando das trevas do pecado e da morte. O Círio Pascal é abençoado com um rito muito antigo. Esta vela Pascal será usado em toda o Tempo Pascal, permanecendo na Igreja e durante todo o ano em Baptismos, Crismas e Funerais, lembrando a todos que Cristo é a Luz do Mundo. Assim que a vela for acesa segue o antigo rito do Lucernário , em que a vela é carregada pelo sacerdote através da nave da igreja, em completa escuridão, parando três vezes e cantando a aclamação: LUZ DE CRISTO ,ao qual a assembléia responde GRAÇAS A DEUS. A vela prossegue através da igreja, e os presentes que tenham as suas velas que são acesas no Círio pascal . Como este gesto simbólico representa a Luz de Cristo se espalhando por todos, a escuridão é diminuída. Assim que a vela for colocada num lugar dignamente preparado na Igreja, ela é incensada pelo Pároco, que entoa solenemente o canto Exulted, de tradição milenar. Ele é conhecido também como Proclamação da Páscoa, ou Pregação Pascal. Nele, a Igreja pede que as forças do Céu exultem a vitória de Cristo sobre a morte.









Teremos também a Bênçao da Água Baptismal e em seguida a Liturgia Eucaristica Segue-se no rito habitual.








Sem comentários:

Enviar um comentário